sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Timing nas minhas análises.

Quando comecei na Bolsa era muito ansioso, como todo novato, sem contar que não havia ferramentas como se tem hoje na Internet. Fazia gráficos até mesmo na mão. Ficava horas em pé nas salas de clientes quando dava problemas nos terminais IBM de consulta da BVRJ ou naqueles velhos terminas SCOPUS pretos. Quando tomava uma decisão me antecipava tanto, mas tanto, que perdia uma coisa chamada "timing", o tempo certo de cada coisa acontecer. Como um trem que passa, uma oportunidade também se vai, e um grande amor, ai, como dói quando nos escapa! Ficamos lamentando o que poderia ter sido.

Muitas vezes quando eu percebia que um papel ia subir, comprava logo, pois sabia que ia subir; a ação caía, o que fazia parte de minha análise mas me esquecia, me "estopava" então a 5% de baixa para depois subir 22% na minha cara, conforme minha previsão, mas deixava minha percepção de lado naquele momento de impulsividade. Quantas vezes estive certo na hora errada. E perdendo assim minha energia.

Eu acredito que os investimentos sejam experiências pessoais e intransferíveis, mesmo me pedindo uma consultoria seria preciso que as pessoas compreendessem que às vezes é preciso "perder", nem que seja por uma semana, para ganhar depois. Minhas análises ainda têm formas desse garoto que operava na BVRJ, às vezes faço uma análise por demais antecipada, a única diferença hoje é que acredito e espero cristalizar, independente do tempo que não posso modificar, apenas monitorar pelo relógio; pois para mim já aconteceu o ganho.

Estar no tempo certo é fluir com o que é natural sem tentar apressar nem atrasar o tempo, para que nele caibam as muitas exigências que são feitas por nós e pelas pessoas que estão a nossa volta.Acredito que aconteça assim com todos os analistas de mercado.

Hamlet nos fala tudo o que podemos saber: "Desafio os presságios. Há uma especial providência na queda de um pardal. Se tem de ser já, não será depois; se não for depois, é que será agora; mas se não for agora, ainda assim será. Tudo está em estarmos preparados." Hamlet estava falando sobre a vida. Você está preparado para a queda do pardal? Espero que sim. Do contrário estaria fazendo tolice. Bom feriadão.

Nenhum comentário: