segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Ibovespa pode até cair 25% que ainda estará em tendência de alta...(não estou dizendo que vai!)

Eu explico melhor.

Se você está a mais de um ano aplicado em uma determinada ação (vencedora!), falando do atual momento, o Ibovespa pode cair até 25% que você ainda estará no lucro e a Bolsa não poderá ser considerada ainda, numa tendência de baixa, claro que o investidor terá uma diminuição substancial de seu capital, de seu patrimônio, que não é fácil de suportar para quem não tem prática do mercado, mas continuará ganhando em relação aos outros investimento (CDB, Fundos, etc...). Isso demonstra a força do longo prazo, no que diz respeito a ações.

Eu tive minha fase, sim, que acreditava na frase do John M. Keynes, que dizia que: - no longo prazo estaremos todos mortos, mas a prática me fez mudar essa idéia.

Veja o que ocorreu em julho-agosto agora, queda de 22%, quem se desesperou, perdeu a recomposição de 44% do índice.

Agora se você entrou no mercado recentemente (menos de 8 meses), seus estopes terão que ser menores, ou usar o que chamo de "CEACIOM" (Conjunto de elementos, abstratos ou concretos, intelectualmente organizado para o Mercado) semanal, que dá mais segurança, por ser um estudo lento, perfeito para uma decisão fundamentada e sem sobressaltos.

Nenhum comentário: