quinta-feira, 20 de março de 2008

Como funcionam minhas análises!

Tem gente que não tem entendido muito bem este Blog, pois coloco nóticias maravilhosas sobre as empresas, cheias de informações positivas e acabo não recomenadando as ações.

Se fosse assim as ações da Vale subiriam pra sempre sem cair uma semana sequer (já caiu 16% em 21 dias, agora), pois recomendaria mais a compra de Vale que qualquer uma da ESCs (empresas de shopping centers) ou as "Cosans da vida", por motivos óbvios, mas gosto do setor e tenho acompanhado aqui junto com vocês. (Segue gráfico semanal do custo de oportunidade entre VALE5 e BRML3, clique para aumentar):


Explicando de novo, apesar de minhas análises se basearem 100 % na escola técnica/gráfica, coloco textos de cunho fundamentalista, pois a análise fundamentalista nunca deve ser deixada de lado, os leitores deste Blog gostam desse tipo de informação, que pra mim, já estão embutidas nos preços dos ativos, todas essas informações passadas, recentes e privilegiadas, já estão refletidas nos preços dos papéis.

Certa vez quando operava numa corretora aqui do Rio, comprava e vendia papéis da NYSE para a corretora (que não faço mais!) e chegava ao ponto de nem saber o que a empresa fazia, ou deixava de fazer, nem onde ficavam. E me saia muito bem, só com análise técnica.

Precisamos dos fundamentalistas, "insiders", especuladores, e demais players do Mercado. A análise findamentalista, deve ser utilizada em conjunto com a análise técnica. Mas aqui no Blog, essa escola se resume em textos e notícias divulgadas pela CVM, mídia, etc. EU NÃO FAÇO mais esse tipo de análise, pois todos já o fazem pela Internet!

Já a análise técnica, todo mundo faz a sua, tem seu certificado na parede, o que valle de diferencial é a EXPERIÊNCIA, é aí que eu entro.

Trabalhei três anos no IBMEC-RJ com análise fundamentalista e destrinchava os balanços nos míiiiiinimos detalhes e no meu tempo não tinha nem mecanismos de auditoria e segurança confiáveis nas empresas, incluindo Lei Sarbanes-Oxley e a CVM começava atuar mais na BVRJ e Bovespa.

Obrigado pela audiência.

Feliz Páscoa!!

Que nesta Páscoa mudemos nossos pensamentos e sejamos melhores uns para com os outros.

Nenhum comentário: